QUE BOM QUE VOCÊ NOS ENCONTROU...

SEJAM BENVIDOS!!!


quinta-feira, 8 de março de 2012


Histórico do Departamento de Ensino e Evangelismo Infantil SEARA MIÚDA

O que é a Seara Miúda?

Muitas pessoas já me perguntaram o que significa “Seara Miúda”. A primeira vez que ouvi esse nome foi em 1996 e vou contar sobre isso.

Desde 1990, aos 15 anos de idade, quando fui “envolvida” pelo trabalho com crianças na igreja, tenho observado cuidadosamente os passos desse ministério. Quando uso o verbo “envolver”, é porque é exatamente o sentido real da palavra envolvimento. No dicionário Aurélio diz-se de envolver: ...”estender-se totalmente sobre, abranger, abarcar, cativar, seduzir, fazer tomar parte, comprometer...”

Quando participei pela primeira vez de um culto de domingo em nossa igreja (no antigo templo azul), aos 14 anos de idade, pouco antes de minha conversão, nada me chamou mais a atenção do que o pequeno grupo de crianças “bem pequenas”, que entoaram, sobre a regência de uma jovem da “mocidade”, o louvor que dizia: “Eu navegarei no oceano do Espírito e ali adorarei ao Deus do meu amor...” Cantaram com uma força e uma doçura que eu pude sentir meu coração arder; e mesmo sem saber disso, (e hoje sei); o Espírito Santo agia em meu ser, naquele exato momento. Não demorou muito e me entreguei ao Salvador Jesus.

Durante os seis anos seguintes, continuei a trabalhar com crianças na igreja. Segue o relato da trajetória do trabalho com crianças na Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Ministério Belém em Suzano, do período de 1990 até os dias atuais. Serão destacados alguns momentos mais marcantes e os nomes das pessoas que estiveram envolvidas de alguma forma, com vidas tão importantes para o Senhor: “as crianças”.

No período de 1990 à 1991 a igreja sede contava com a participação de 35 à 40 crianças de 2 a 11 anos. Nesta época, o Pastor Antônio Alves Peixoto, nomeou a irmãs Maria Ferreira Lima Viana como coordenadora do grupo regional, este que além das crianças da igreja sede, contava com a participação de algumas congregações como Vila Maluf e Jd Monte Cristo. Todos os sábados o grupo da sede ensaiava seus louvores pela manhã, sob os cuidados das irmãs Maria Helena Apolinário, Alaíde dos Reis, e Magda Soares. Em um sábado de cada mês, havia o culto de oração e jejum com as crianças do grupo regional, que chegavam às 9h e permaneciam até às 11h, orando e dando testemunhos e depois do culto ficavam para ensaiar até às12h.

Neste ano de 1990, foi realizado um encontro Regional com as crianças, chamado de 1º UCIS – União do Conjunto Infantil de Suzano. Numa tarde de domingo deste mesmo ano, o templo da “igreja azul”, ficou cheio de crianças e adultos, que louvaram à Deus e ouviram a palavra ministrada pela irmã Maria Ferreira.

Nos anos que se seguiram, de 1991 à 1995, a igreja, que agora estava sob os cuidados do Pastor Macário Ribeiro Neto, teve grandes avanços espirituais e materiais. Foi adquirido o terreno ao lado da igrejinha azul, e muitas congregações estavam sendo inauguradas pelos bairros da cidade.

Como o aumento de número de membros, o grupo de crianças também aumentou, dando espaço para um novo grupo que vinha crescendo; os adolescentes.

Devido a esse crescimento, em todas as áreas da igreja, havia mais irmãos e irmãs voluntários para realizarem as tarefas, e no trabalho com crianças, muitos se dispuseram a fazê-lo.

Neste período de 1992 à 1995, algumas pessoas deixaram sua contribuição na seara infantil: Ana Maria, Elaine, Ivaneide Castro, Rosangela Almeida,Edilene Martins, Paulo Alves e sua esposa Bia, Mirian Moreno, Lucia e Luci Coopper, Silvia Lisboa, Sandra Lisboa e Pr Raimundo César, entre outros voluntários.

Até este período, o foco do trabalho com as crianças era o grupo de louvor e a EBD, realizado por irmãs e irmãos que faziam o trabalho com boa vontade, mas havia pouco espaço físico,e os materiais para a EBD eram escassos e  comprados pelos próprios professores, e para a realização dos cultos infantis (que acontecia esporadicamente)  alguns irmãos da igreja cooperavam financeiramente para realizar a ornamentação, a compra dos lanches e doces para as crianças. Mas até esse período, não havia um departamento para cuidar das crianças de maneira mais específica.

Em 1995, o Pr Macário Neto se despede da igreja e o Pr Alberto Resende assume o setor, e muitas mudanças começaram a acontecer: O pr Alberto adquiriu mais terrenos ao redor da igreja azul, que logo foi derrubada dando espaço a uma nova construção, que seria a parte terrea do novo templo do setor de Suzano. 

Foi quando, em março de 1996, foi criado o DEEI Seara Miúda, (Departamento de Ensino e Evangelismo Infantil), pela responsável na época: irmã Rejane Ilha, que contava com o apoio da Jovem Sarah Augusta (Guta), filha do Pr Alberto Resende. A irmã Rejane veio do Rio Grande do Sul com a família e foi nomeada pelo Pr Alberto, que havia tomado posse em Novembro do ano anterior.

A partir dessa data, vários eventos foram realizados, a princípio na igreja sede, com a finalidade de evangelizar e ensinar as doutrinas bíblicas às crianças, a fim de prepará-las para servir a Deus, professando a fé em Cristo.

O grupo de louvor, que contava com aproximadamente 40 crianças de 2 à 11 anos, participava dos cultos públicos na igreja sede, e ensaiavam todos os sábados pela manhã. Neste período eu atuava como regente do grupo de louvor acompanhada pela irmã Edilene Miranda e também professora da escola dominical da classe de 9 à 11 anos.

Na Escola Bíblica Dominical, as crianças eram separadas em três classes, divididas em faixas etárias; de 2 à 5 anos, classe que recebeu o nome de “Bichinhos de Jacó”, de 6 à 8 anos, “Jóias de Jesus”, e de 9 à 11anos, “Estrela da Manhã”. Cada uma dessas classes contavam aproximadamente com 15 à 20 alunos.

O primeiro evento em nível regional, organizado pelo DEEI Seara Miúda, foi 1ª Escola Bíblica de Férias, em julho de 1996. Foram três dias de encontro. O tema “Ser Criança Crente”, baseava-se no texto bíblico chave em Provérbios 22:6, que tornou-se o slogan do departamento.

A 1ª Escola Bíblica de Férias reuniu mais de 350 crianças e muitos adultos no salão, utilizado como templo sede, que suportava, na época até 500 pessoas sentadas. Trabalharam neste evento trinta e cinco voluntários. Neste mesmo ano a irmã Rejane e família se despediram de nossa igreja e mudaram de estado,  e o Pr Alberto me designou a Coordenação do DEEI Seara Miúda. A atenção e cuidado do Pr Resende com o departamento infantil era notória e a cada evento realizado ele estava sempre presente orientando e direcionando.

Depois desse período, começamos a organizar e sistematizar os eventos realizados pelo Depto Infantil, e comecei a convidar pessoas para o trabalho, sempre com foco na formação de novos líderes para o Ministério Infantil.

Durante os próximos anos o DEEI Seara Miúda, continuou a lançar as sementes: nas EBFs, cursos, cultos e outros eventos de crianças em nossa igreja. A cada ano um novo desafio; a necessidade constante de atrair e instruir mais pessoas; para fazer parte desta seara.Sabíamos que o desafio era grande, mas não tínhamos dúvidas que esse era o caminho para o crescimento do trabalho.

Durante os anos seguintes as EBFs continuaram a acontecer, a cada ano o Senhor abençoava de todas as formas. Foi quando em 2001 o Pr Paulo Silva chegou em Suzano, e demonstrou muito carinho e apreço pelas crianças da igreja. No ano de 2004 algumas mudanças, sugeridas por ele, mudaram o formato da EBF: o trabalho que era realizado em julho, no período da tarde, e que contava com a presença das crianças de todas as congregações na sede, foi alterado para Janeiro, no período da manhã, e cada congregação deveria realizar sua EBF local, com o tema comum para todo o setor, e participar do encerramento na sede no último dia.


Essa mudança trouxe um grande avanço para o trabalho regional, pois cada líder deveria participar das reuniões mensais e do curso de treinamento para organizar a EBF em seu bairro, além de alcançar todas as crianças que não podiam vir até a igreja sede. Nos anos seguintes a EBF continuou crescendo e a cada ano, após a avaliação do evento, pudemos constatar que mais de 2800 crianças participaram das EBFs nas igrejas do setor de Suzano, durante a semana do evento.

A seguir destacaremos os temas abordados a partir depois da 1ª EBF em 1996:

1997 – 2º EBF: Caminhando com Cristo (João 14.6)

1998 – 3ª EBF: Transformados para servir à Deus
                                                                          (Mateus 4.19)
1999 – 4º EBF: Aprendendo com Jesus (Mateus 11.29)

2000 – 5ª EBF: As parábolas de Jesus (Lucas 15.6)

2001 – 6º EBF: Uma vida a serviço do Rei Jesus (Atos 20.27)

2002 – 7ª EBF: A vida de Ester (Jeremias 7.23)

2003 – 8º EBF: Conhecendo a voz de Deus (Salmo 29:4)

2004 – 9ª EBF: Crianças no altar de Deus (Provérbios 20:11)

2005 – 10º EBF: Jesus: Mais que um Super-herói (Mateus 8:27)

2006 – 11ª EBF:O louvor que faz a diferença (Salmo 146:2)

2007 – 12º EBF: Eu fiz a escolha certa (Salmo 119:30)

2008 – 13ª EBF: Deus escolheu você para fazer a diferença (Jeremias 1:5)

2009 – 14ªEBF: Seara Miúda: 14 anos semeando a boa semente (Marcos 4.3)

2010 - 15ªEBF: O Pequeno Peregrino a caminho do Céu (Provérbios 22.6)

2011 – 16ªEBF: Família: Presente de Deus (Josué 24.15)

2012 - 17ªEBF: Transformados para servir à Deus (Mateus 4.19)

2013 - 18ªEBF: Vôo 1º Timóteo 3.16 (TM 3.16)

2014- 19ªEBF: Vem cá, escuta o que Jesus quer ensinar (Jo 15.12)

2015- 20ºEBF: Vivendo uma batalha Diferente (EF 6:11)

2016- 21ºEBF: Crianças Avivadas pela Palavra de Deus (Pv20:11)

2017- 22ºEBF: Reconstruindo os muros (Ne 6:3)

2018- 23ªEBF: Conectados em Cristo (Jo 15:5)

2019- 24ª EBF: Uma Herança Celestial (Ap 3:11)

2020 - 25ª EBF: "Semeando a boa semente" (Sl 126:6)


Por: Rosangela Almeida

Um comentário:

  1. Mais uma vez parabéns, me considero vitoriosa também porque faço parte dessa equipe abençoada e sei que vou aprender bastante com as idéias desse blog! Um abração!

    ResponderExcluir